segunda-feira, 10 de maio de 2010



Bom dia, queridos irmãos! É com muita alegria que estou aqui esta manhã, refletindo com vocês o santo Evangelho de hoje. Desde que o Senhor me confiou esta tarefa que Ele tem feito maravilhas na minha vida. E eu sei também que, desde que você começou a ler o Evangelho diariamente, Deus também operou de várias formas e várias e várias vezes na sua vida, tenho certeza disso.

Então eu convido vocês a lerem a Palavra de Deus agora, invocando a presença do Espírito Santo para nos ajudar a compreendê-la conforme a vontade do Pai. Encontra-se em Lc 12, 49-53.

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49"Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!
51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor


Como foi bom pedirmos a iluminação do Espírito Santo, não é verdade? Vejam como esta passagem pode confundir uma pessoa sem orientação! As palavras de Jesus, às vezes, confundia as pessoas, mas hoje elas vêm para que sejam compreendidas e guardadas com mais facilidade. Vamos entender o que aconteceu?

Jesus disse que veio para lançar fogo sobre a terra, e que gostaria muito que isso já tivesse acontecido. Que fogo seria esse? Esse, meus amigos, é o fogo do amor, é o fogo da libertação. É um fogo que incomoda as pessoas a buscarem o Reino dos Céus, um fogo que traz paz e agito ao mesmo tempo, a paz de Deus e o agito que nos leva a mostrar a Palavra d’Ele às pessoas.

Um outro ponto importante nessa passagem é quando Jesus diz que deve receber um batismo. O Filho de Deus queria ser batizado como nós, meros pecadores, mostrando, assim, quanta humildade havia em seu coração, quanta simplicidade para aquele que é o Senhor!

Mais tarde Jesus fala que não veio para trazer paz sobre a terra. Eu creio que isso possa ter espantado um pouco os apóstolos, afinal, era o que eles pensavam, realmente. De repente, o Senhor fala que veio trazer mesmo foi divisão. Jesus já sabia que não seria aceito pelas pessoas, Ele sabia que alguns creriam n’Ele, outras não. Sabia também da revolução que causaria no mundo, e de como, depois d’Ele, haveria um abismo entre as pessoas que O serviriam e aquelas que O rejeitariam.

Jesus disse isso, meus amigos, porque já sabia de tudo o que passaria ali, já sabia também que as pessoas O tratariam mal e fariam armadilhas para Ele. Tudo isso Ele sabia, e sabia também (e foi por isso que Ele disse que traria divisão) que quando as pessoas cressem n’Ele seus corações seriam convertidos, e elas ficariam do Seu lado, contrariando os mestres da lei e os fariseus.
Enfim, Jesus veio ao mundo já sabendo de tudo o que passaria e, com toda a humildade, fez-se um humano, aceitando as condições impostas a Ele pelo mundo, pois estava escrito. E trouxe divisões? Trouxe. Mas trouxe paz, e hoje é só o que traz para mim! Estar na Sua presença é maravilhoso!

Convido vocês a estarem buscando esse fogo e ajudando a espalhá-lo, para a honra e a glória de Deus Pai, que está no Céu!

Um grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário